top of page

Plano de Trabalho e Metas para 2021

 

Em todos os segmentos, a nossa proposta pedagógica objetiva a valorização da autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares das crianças atendidas no intuito de estimular a emancipação dos sujeitos.

 

O Educandário Santista valoriza o aspecto de que o aluno é o centro de seu próprio percurso em direção ao conhecimento, e que seu desenvolvimento cognitivo e emocional se dá através da relação deste com o meio ambiente e com os demais agentes de sua interação social. A partir dessa visão, o trabalho desenvolvido na Organização é norteado pelos princípios da Democracia da Constituição Federal, bem como aqueles determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9394/96) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (8.090/90), tendo como aporte as Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil.

 

Nosso Projeto Político Pedagógico respeita os eixos articulados permeados pelos Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito do Bem Comum, do saber dos nossos direitos e deveres, como também das leis e regras que organizam a vida em sociedade. Esses eixos seguem o mesmo Plano de Curso elaborado pela Rede Municipal, funcionando como um instrumento de excelência e democratização da educação que promove a necessária padronização do conteúdo programático.

​

Nossa proposta pedagógica objetiva a valorização da autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares das crianças atendidas no intuito de estimular a emancipação dos sujeitos.

O Educandário Santista valoriza o aspecto de que o aluno é o centro de seu próprio percurso em direção ao conhecimento, e que seu desenvolvimento cognitivo e emocional se dá através da relação deste com o meio ambiente e com os demais agentes de sua interação social. A partir dessa visão, o trabalho desenvolvido na Organização é norteado pelos princípios de democracia da Constituição Federal, bem como aqueles determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9394/96) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (8.069/90), tendo como aporte as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Nosso Projeto Político Pedagógico respeita os eixos articulados permeados pelos Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum, do saber dos nossos direitos e deveres, como também das leis e regras que organizam a vida em sociedade. Esses eixos seguem o mesmo Plano de Curso elaborado pela Rede Municipal, funcionando como um instrumento de excelência e democratização da educação que promove a necessária padronização do conteúdo programático.

​

Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos – Artessência
 

Projeto realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social

Objetivo: Serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

 

Projeto em parceria com a Secretarial de Desenvolvimento Social
 

Serviço de Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho – Escola Salão Autoestima

Objetivo: Os alunos são encaminhadas aos cursos pelos serviços de assistência social e o objetivo é prepará-los para o mundo do trabalho na área de estética.

As técnicas e abordagens relacionadas ao mundo da beleza, através de aulas teóricas e práticas, tendo também a oportunidade de participar de atividades externas com o eventos

Que ocorrem pelo município, nos quais os instrutores do salão acompanham seus alunos nestas ações comunitárias em diversos territórios. Durante o período de vigência dos cursos, os alunos de cada turma participam de dinâmicas, oficinas e palestras informativas sobre diversos temas, ministradas por profissionais capacitados, com o intuito de assegurar maior conhecimento e agregar informações a cerca da prática profissional.

​

 

Metas de Atendimento para 2021

 

A meta de atendimentos do Educandário Santista para 2021 será de 814 vagas, distribuídas da seguinte forma, conforme organização das turmas estabelecida pela SEDUC abaixo:

 

-Período Integral: TOTAL 214
 

Os atendimentos da Creche e Educação Infantil se darão em período integral e ocorrerão na Sede da Organização, localizada à Av. Conselheiro Nébias
n° 680 – Boqueirão – Santos.
 

a) Berçário I: não há atendimento para esta faixa etária

b) Berçário II: 15 crianças 

c) Maternal I: 15 crianças 

d) Maternal II: 40 crianças

e) Jardim:  72 crianças 

f) Pré-escola: 72 crianças 

-Período Parcial: TOTAL 600
 

a) Atividade Complementar/contraturno Ensino Fundamental I: 600 crianças de 6 a 12 anos, sendo:
 

  • 240 vagas na Sede do Educandário Santista, localizada à Av. Conselheiro Nébias n° 680 – Boqueirão – Santos;

  •  360 vagas na U.M.E. Prof. João Papa Sobrinho, localizada à Rua Goiás n° 145 – Gonzaga – Santos.

bottom of page