Plano de Trabalho e Metas para 2020
Em todos os segmentos, a nossa proposta pedagógica objetiva a valorização da autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares das crianças atendidas no intuito de estimular a emancipação dos sujeitos.
O Educandário Santista valoriza o aspecto de que o aluno é o centro de seu próprio percurso em direção ao conhecimento, e que seu desenvolvimento cognitivo e emocional se dá através da relação deste com o meio ambiente e com os demais agentes de sua interação social. A partir dessa visão, o trabalho desenvolvido na Organização é norteado pelos princípios da Democracia da Constituição Federal, bem como aqueles determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9394/96) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (8.090/90), tendo como aporte as Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil.
Nosso Projeto Político Pedagógico respeita os eixos articulados permeados pelos Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito do Bem Comum, do saber dos nossos direitos e deveres, como também das leis e regras que organizam a vida em sociedade. Esses eixos seguem o mesmo Plano de Curso elaborado pela Rede Municipal, funcionando como um instrumento de excelência e democratização da educação que promove a necessária padronização do conteúdo programático.
Metas de Atendimento para 2020
Na área da Educação, a meta de atendimento do Educandário Santista para 2020 será a oferta de 814 vagas, distribuídas entre os três segmentos oferecidos: Creche, Educação Infantil e Atividades Complementares (contraturno), conforme quadro de organização das turmas estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação abaixo:
-Período Integral: TOTAL 214
a) Berçário I: não há atendimento para esta faixa etária
b) Berçário II: 15 crianças
c) Maternal I: 15 crianças
d) Maternal II: 40 crianças
e) Jardim: 72 crianças (divididas em 03 salas de aula)
f) Pré-escola: 72 crianças (divididas em 03 salas de aula)
-Período Parcial: TOTAL 600
a) Atividade Complementar/contraturno Ensino Fundamental I: 600 crianças de 6 a 12 anos.